breadcrumbs
  1. Home
  2. Visão Geral
  3. Fábrica da Continental Pneus no Brasil

Fábrica da Continental Pneus no Brasil

O Grupo  Continental - Mais de 130 anos de sucesso.

Desde o começo, a história da Continental já antecipava o que viria a ser o grupo hoje. Em 1871 na Alemanha, as carruagens e bicicletas de Hannover ganhavam artefatos de borracha flexível e pneus maciços. Vinte e um anos depois, a Continental já se tornava pioneira na produção de pneumáticos para bicicletas.

E um pouco mais tarde, em 1904, revolucionou o mercado com o primeiro pneu com desenho na banda de rodagem e logo depois, em 1908 com a invenção da roda desmontável. Após setenta anos, ampliando as suas conquistas e inovações tecnológicas, a Continental incorpora várias empresas, tornando-se uma multinacional. Agora ela chega ao século XXI, comprovando sua ousadia e vocação de vanguarda. Hoje a Continental é um dos maiores e mais importantes grupos do mundo que atua junto à indústria automobilística. É líder no setor de pneus na Alemanha, ocupa a segunda posição na Europa e a quarta no mercado mundial.

E é escrevendo mais uma página nessa história de sucesso que a Continental comemora em 2004 o início das obras de mais uma unidade produtiva de pneus em Camaçari, no estado da Bahia, Brasil.

Continental em Hannover Continental em Hannover

Os números da Continental

. Faturamento de 11,5 bilhões de Euros em 2003.

. Possui atualmente cerca de 77.000 funcionários em todo o mundo, um aumento de 20% desde o fechamento do ano 2002.

. Líder do mercado de equipamento original na Europa.

. Em 2003, pela primeira vez, atingiu a marca de 100 milhões depneus para carros de passeio.

A história no Brasil

Desde 1997 crescendo e inovando em produtos e serviços.

A Continental chegou ao Brasil em 1997 trazendo suas operações comerciais de pneus para o mercado nacional com a experiência de mais de um século de absoluto sucesso.

Um ano depois, em 1998, adquiriu a unidade da ITT Automotive Brake & Chassis da ITT Industries Inc., EUA, assumindo no Brasil a unidade fabril em Várzea Paulista, no Estado de São Paulo, que, atualmente, emprega cerca de 930 funcionários e é fornecedora das principais montadoras do Brasil. Em 1999, foi a vez da fábrica de correias ContiTech, em Ponta Grossa, Paraná.

A divisão de pneus vem ano a ano se consolidando como uma empresa lucrativa e conquistando seu espaço no mercado brasileiro. Hoje ela tem aproximadamente 400 pontos-de-venda espalhados por todo o país, incluindo as redes autorizadas Volkswagen, Ford, Renault, Audi e BMW, integrando o seu programa de venda direta.

A nova fábrica de pneus vem firmar o compromisso da empresa em investir e se desenvolver ainda mais no Brasil e na América Latina.

Continental no Brasil Continental no Brasil

A oportunidade na Bahia - Um lugar privilegiado.

É na Bahia, mais precisamente no município de Camaçari, que a Continental estará lançando sua mais nova fábrica de pneus. Esta planta será uma das maiores e mais modernas fábricas do Grupo Continental no mundo.

E para confirmar a importância dessa escolha estratégica, é importante reconhecer o potencial desse estado onde, sem dúvida, o Grupo Continental vai efetivamente comprovar mais uma vez a sua missão de sucesso.

Mais do que um pólo turístico reconhecido e elogiado nacional e internacionalmente, a Bahia hoje possui um dos maiores índices de crescimento econômico do País, além de estabilidade política e finanças ajustadas, o que lhe assegura credibilidade junto aos organismos financeiros nacionais e internacionais e certeza de contínuos recursos para projetos de desenvolvimento.

O estado da Bahia oferece boa infra-estrutura e condições de logística que permitem mobilidade e eficiência na distribuição de produtos no Brasil, nas Américas, Europa, África entre outros lugares do mundo, além de uma moderna infra-estrutura de serviços públicos e centros de formação de mão-de-obra qualificada para atender às necessidades específicas de cada setor. Com isso, a Bahia cada vez mais tem atraído novos investimentos, ampliando suas bases produtivas e confirmando sua hegemonia no contexto regional e nacional.

Sua localização estratégica em relação ao Brasil - é o estado mais próximo do eixo Sul-Sudeste, maior centro consumidor do país e porta de entrada para os estados da região Norte e Nordeste, um mercado que representa 35% do mercado consumidor nacional - favorece a redução nos custos de distribuição e logística das empresas ali implantadas.

Igreja na Bahia Igreja na Bahia

A combinação de fatores como localização estratégica, estabilidade política-administrativa, equilíbrio das contas públicas, credibilidade junto a organismos financeiros nacionais e internacionais, logística e infra-estrutura eficientes, variedade de opções para novos empreendimentos, qualidade de vida,mão-de-obra qualificada e ambiente propício para negócios, que fizeram da Bahia um dos estados brasileiros com maior capacidade de geração de bons negócios para investidores nacionais e internacionais.

Polo Industrial de Camaçari - BA Polo Industrial de Camaçari - BA

Uma das mais modernas fábricas no mundo - Um projeto arrojado, um novo conceito.

Fase 1Fase 2
PasseioCaminhãoTotal
Produção por ano [x1000 unidades]6.000700
Volume total de Investimento [Milhões USD]130130260
Emprego Diretos *7005001200

Em plena capacidade de produção*

. FASE 1: Produção de pneus de passeio - final de 2005.

. FASE 2: Produção de pneus de carga - início de 2007.

. Terreno de 832 mil metros quadrados sendo 500 mil de área construída e mais de 300 mil para futuras ampliações.

Foto aérea do terreno da Fábrica da Continental Foto aérea do terreno da Fábrica da Continental

Fotos do Projeto da Fábrica - Vista baixa. Fotos do Projeto da Fábrica - Vista baixa.

Para enviar e-mails sobre a fábrica, como propostas de fornecedores ou curriculum, favor utilizar o endereço: fabrica.pneus@conti.com.br.

Please click here for english version.