breadcrumbs
  1. Home
  2. Segurança
  3. Future Mobility

Como conseguiremos um mundo sem acidentes?

100 metros                                               
Até 100 metros, nossa câmera estereoscópica observa a frente para detectar antecipadamente objetos e reduzir o risco de colisões através do acionamento do assistente de freio de emergência. Bastam 10 metros de distância do veículo à frente, a uma velocidade de 50 km/h, para parar no momento exato.   

Todo acidente é algo extremo, especialmente se pessoas são feridas ou até mesmo morrem. Dado o aumento do volume de trânsito do mundo em cerca de um bilhão de veículos, a segurança da mobilidade torna-se um dos principais desafios para a sociedade, a indústria e o governo em todo o mundo.

Na divisão Chassis & Safety, desenvolvemos tecnologias para a melhoria da segurança e dinâmica de condução. Sistemas de segurança ativa, como sistemas eletrônicos de assistência aos freios e ao condutor, alertam sobre os perigos e intervêm para ajudar na direção, frenagem e dinâmica de condução. Eles ajudam a compensar erros humanos, que são responsáveis pela maioria dos acidentes. Sistemas de segurança passiva, como airbags e proteção aos pedestres, encarregam-se da melhor proteção possível, caso ocorra um acidente.

O que exatamente é feito para que nada aconteça?

Para chegar mais perto de nossa meta de um mundo sem acidentes, não podemos estar satisfeitos com as soluções únicas. Com ContiGuard®, a Continental combinou elementos salva-vidas da segurança de direção ativa e passiva a um conceito inovador. Dessa integração única resultam benefícios significativos. Estes incluem distâncias mais curtas de frenagem, proteção integral dos ocupantes e pedestres contra ferimentos, prevenção de acidentes e redução dos danos. Na prática, funciona assim:

1. Direção normal
Controle de velocidade inteligente e aviso de colisão informam o motorista sobre a distância do veículo à frente. O veículo mantém-se mais corretamente nos limites da pista com ajuda das informações da câmera e do controle da direção e do que é transmitido pelo assistente de saída de pista.

2. Situação perigosa
Em caso de chão escorregadio e risco iminente de derrapagem, o controle de estabilidade eletrônico ESC ajuda com intervenção ativa de freios, direção e motor para estabilizar o veículo antecipadamente.

3. Antes do acidente
Se, apesar dos avisos, o motorista reagir de forma inadequada ou não reagir, são tomadas todas as medidas que servem para proteger os passageiros e outros usuário da estrada – como a redução da velocidade de colisão por um freio de emergência.

4. Durante o acidente
Se houver uma colisão, todos os subsistemas, tais como dispositivos de controle de airbag e sensor de acidentes, já estão perfeitamente ajustados.

5. Depois do acidente
Pouco depois da primeira colisão, são tomadas as primeiras medidas para prevenir ou reduzir os efeitos de uma próxima colisão. Além disso, as equipes de resgate são automaticamente alertadas.

Todo mundo pode pagar pela segurança?

O "Vision Zero" pressupõe que a segurança não deva ser um privilégio para poucos. Atualmente tecnologias apropriadas estão disponíveis para quase todos os carros. A legislação difundirá mundialmente as tecnologias de segurança inovadoras, como novos requisitos para o recebimento de cinco estrelas na classificação Euro NCAP (Euro NCAP = Programa Europeu de Avaliação de Novos Veículos).

A Continental está perfeitamente preparada para esta tendência "segurança para todos" e ajudando a construí-la. Nosso conceito de segurança ContiGuard® tem uma solução escalável, para que possamos trazer mais segurança para todas as classes de veículos.

4 divisões de negócios
Vehicle Dynamics, por exemplo, componentes eletrônicos do veículo, sistemas de suspensão a ar, sistemas de antibloqueio(ABS), também para motocicletas, controle de estabilidade eletrônico (ESC)
Hydraulic Brake Systems, por exemplo, freio a disco, freio de mão, freio de estacionamento e freio a tambor, bombas de vácuo eletrônicas, servofreio
Passive Safety & Sensorics, por exemplo, sistema eletrônico de airbag, sensores de velocidade das rodas, sistemas regulagem automática da suspensão e de freios, para o monitoramento da bateria e de proteção aos pedestres
Advanced Driver Assistance Systems, por exemplo, assistente de freio de emergência, assistentes de saída de pista, monitores de ponto cego e visão ao redor de 360 graus