Tecnologias da Continental tornam carros esportivos híbridos mais ecológicos e seguros

Apr 23, 2015

  • Turbocompressor de alta performance para o motor de combustão de três cilindros de 1,5 litro do BMW i8
  • Sistema de freio com possibilidade de recuperação, especial para o uso em veículos híbridos e elétricos
  • Tubulações de aquecimento e resfriamento de 31 metros
  • Monitoramento direto da pressão dos Pneus

Hanôver/Regensburg, em abril de 2015. Turbocompressor, sistema de freios com possibilidade de recuperação, sensores para monitoramento da pressão dos pneus, sistemas de tubulação: a Continental fornece mais de 50 componentes e sistemas diferentes para o BMW i8, que tornam o modelo da série i mais ecológicos, seguros e confortáveis.

A tecnologia do turbocompressor melhora a eficiência e, ao mesmo tempo, protege o meio ambiente

O turbocompressor de alta performance do motor de combustão de três cilindros de 1,5 litro para a tração traseira do BMW i8 é um produto do Grupo de Tecnologia da Continental. A combinação da injeção direta com a turboalimentação altamente eficiente possibilita um desempenho totalmente específico com um consumo mais baixo e emissões de CO2 reduzidas. O compressor com carcaça de aço se destaca pela excelente relação peso/potência e possibilita o acionamento de 231 PS. Seu comportamento de ruído foi projetado no veículo esportivo híbrido, além da resistência a mais de 1000 °C de temperatura do gás de exaustão. O seu comportamento dinâmico na troca entre os diferentes estados de carregamento representa um marco de desempenho.

O turbocompressor de alta performance da Continental com carcaça de aço se destaca pela excelente relação peso/potência Aqui pode baixar a imagem

Freios devolvem a energia

Além disso, a Continental fornece o sistema de freios MK 100 ESC Premium Hybrid, desenvolvido especialmente para o uso em veículos híbridos e elétricos. O sistema de freios é um auxílio, já que na frenagem a energia de movimento do veículo é recuperada como energia elétrica para carregamento da bateria. Além dos freios, nesse sistema também está integrado o controle eletrônico de estabilidade (ESC, incluindo ABS e controle de tração), tornando a condução do veículo ao mesmo tempo mais ecológica e mais segura.

O sistema de freios MK 100 ESC Premium Hybrid ajuda a recuperar a energia de movimento armazenada no veículo durante a frenagem como energia elétrica. Aqui pode baixar a imagem

Além disso, o i8 oferece funções de segurança e assistência ao condutor, como um auxílio ao sistema de frenagem em situações de perigo (assistente de frenagem de emergência), bem como um assistente para a condução em subidas. A Continental também disponibiliza o atuador, bem como a interface para a função dinâmica Tempomat, que mantêm a velocidade desejada, por exemplo, na condução em descidas. Diferentes modos de experiência de condução possibilitam uma condução dinâmica-esportiva com maior tolerância enquanto o ESC controla a estabilidade da condução.

O sistema de freios é compatível com veículos híbridos ou com motor a combustão. Aqui pode baixar a imagem

Sistema de segurança passivo protege os ocupantes do veículo e equipes de salvamento

O que também entra em ação é um sistema de segurança passivo da Continental, desenvolvido originalmente para a proteção de pedestres (Pedestrian Protection System pressure SATellite, o PPS pSAT). O sistema é composto por uma mangueira flexível preenchida de ar e dois sensores de pressão padronizados (pSAT), que são instalados na extremidade da mangueira. A pressão resultante no caso de uma colisão age sobre a mangueira integrada na frente do veículo, resultando em um sinal típico que é detectado por ambos os sensores e encaminhado à unidade de comando do airbag. Diferentemente do que ocorre em outras plataformas de veículos, no BMW i8, o sinal emitido pelo PPS pSAT no caso de uma colisão frontal serve para o desligamento da bateria de alta voltagem e, consequentemente, serve acima de tudo para a proteção dos ocupantes do veículo e das equipes de salvamento. Essa nova aplicação mostra as flexíveis possibilidades de utilização do já amplamente premiado sistema PPS pSAT.

Sistema de monitoramento avisa em caso de pressão dos pneus muito baixa

O i8 também está equipado com um preciso monitoramento direto da pressão dos pneus da Continental. Com ele, as válvulas dos pneus estão diretamente ligadas a um compacto sistema eletrônico, que mede a pressão e a temperatura dos pneus durante a condução e com o veículo parado. Assim, a baixa pressão dos pneus pode ser precocemente identificada e o motorista é alertado. Isso aumenta a vida útil dos pneus, assegura a melhor qualidade possível de condução e característica de frenagem, reduzindo até mesmo o consumo de combustível. A Continental fornece sensores semelhantes não apenas para equipamentos originais. Para um conjunto de pneus de inverno, os representantes de vendas de pneus podem instalar sensores adicionais da Continental.

O BMW i8 também está equipado com um preciso monitoramento¬ direto da pressão dos pneus da Continental. Aqui pode baixar a imagem

Tubulações de aquecimento e resfriamento de 31 metros instaladas

Um grande desafio foi apresentado pelas tubulações para o circuito de aquecimento e resfriamento, que no i8 tem um comprimento de mais de 31 metros e é composto por mais de 30 mangueiras, tubos de alumínio e plástico da Continental. O uso consistente de tubos de plástico termofixos fabricados por processo de extrusão contribuiu significativamente para a redução de peso. Somente nos compartimentos do motor não foi possível o uso das mangueiras de elastômeros. Aqui, a vantagem delas é sua alta flexibilidade. Para conectar os novos tubos de plástico de maneira segura, a Continental desenvolveu vários engates rápidos e conectores de tubos, para os quais ainda não há padrões na indústria automobilística. Assim, apesar da fina espessura da parede do tubo, conexões fortes puderam ser garantidas.

O uso consistente de tubos de plástico termofixos fabricados por processo de extrusão da ContiTech contribuiu significativamente para a redução¬ de peso. Aqui pode baixar a imagem

No total, a Continental fornece mais de 50 componentes diferentes para o BMW i8. Estão entre eles ainda a folha Beneron® para proteção contra impacto, correias trapezoidais nervuradas para o sistema de alternador do motor de arranque com correia e o sistema de suporte para o motor de combustão.

A ContiTech fornece as correias trapezoidais nervuradas para o sistema de alternador do motor de arranque com correia. Aqui pode baixar a imagem

Contato para jornalistas

Simone Geldhäuser
Comunicação Externa
Continental
Divisão Powertrain
Siemensstr. 12
93055 Regensburg
Telefone: +49 941 790-61302
Fax: +49 941 790-99 61302
E-mail: simone.geldhaeuser@continental-corporation.com

Download

Comunicado de imprensa (Word)